Olá amigos
Com este blogue não tenho a pretensão de ensinar ninguém, apenas partilhar experiências vividas no "meu meio rural". Trocar ideias e quem sabe, tornar melhor o meu e o seu "Quintal/jardim"
Obrigada pela sua leitura...

sábado, 20 de agosto de 2016

Plantar pencas

A primeira chuva de verão chegou. Deveria ter sido mais um pouco, mas já dá para conseguir cavar a terra do seu quintal e depois plantar as pencas que estarão boas para consumir no natal e não só.
Se tem uma pequena máquina de revolver, o trabalho fica facilitado. Se não tem, terá mesmo de ser com a enxada
Então se a ideia é mesmo essa, mãos à obra. Cá por casa o meu quintal/jardim já está a começar com as plantações de Inverno.
A penca ou também conhecida por tronchuda, que estará boa na época de natal, costuma ser plantada no mês de Agosto/Setembro. Adapta-se bem às mudanças de temperatura, embora fiquem mais saborosas se apanharem um pouco de geada.
Não é só nesta época que podem ser plantadas, embora as desta época sejam mais saborosas e tenras quando cozinhadas. E natal com penca boa é outra coisa...
A terra como disse, deve ser revolvida, adicionar composto biológico, se o produziu em casa, ou então comprado num horto, assim como as plantas que podem ser de várias qualidades, conforme o seu gosto. Pode também encontrar numa feira perto de si.
Eu costumo passar as raízes por água antes de plantar. Depois também convêm ir regando nos primeiros tempos até as raízes se agarrarem bem à terra. Entretanto as chuvas que virão encarregam-se de fazer o trabalho.
Não esquecer de ir vigiando se alguma praga resolve chegar primeiro que o natal, retirar as ervas daninhas que se vão instalando e ir pensando na noite de as saborear em família e com a alegria de saber que foi com a sua mão que conseguiu ter na sua mesa um produto biológico e muito mais saboroso do que qualquer legume comprado no supermercado da esquina.
Faça tudo isto em equipa e verá que a família vai agradecer...
https://quintaljardim.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário