Olá amigos
Com este blogue não tenho a pretensão de ensinar ninguém, apenas partilhar experiências vividas no "meu meio rural". Trocar ideias e quem sabe, tornar melhor o meu e o seu "Quintal/jardim"
Obrigada pela sua leitura...

sábado, 2 de julho de 2016

Espaços no quintal

Depois de ter feito uma pequena introdução ao meio rural, vou deixar por aqui algumas sugestões para criar uma horta ou jardim.
Se tem um pequeno terreno, gosta e tem vontade de o cultivar, deve primeiro pensar se o quer aproveitar para quintal ou jardim.
Se pretende as duas coisas então divida da melhor forma possível e mãos à obra
O espaço destinado ao quintal deve ter pelo menos 5 a 6  horas de sol por dia. O melhor sol é o da manhã e fim da tarde.
A horta gosta de bastantes horas de sol.
Se o seu terreno é sombrio também tem opções, pois existem legumes que preferem lugares mais sombrios.
Com sol pode plantar quase tudo como tomate, alface. abóboras, alho francês, cenouras, favas, ervilhas, courgettes, pepinos, cebolas, alhos, feijão verde, pimentos. etc.
Nos lugares mais sombrios, podem ser os espinafres, erva-cidreira, alecrim, rúcula, algumas couves, rabanetes...
Bem... trataremos disto mais à frente.
Quero ainda dizer que não é necessário um grande espaço para ter um bocadinho de tudo para consumo próprio. Entre 20 a 50 m2 já dá para produzir o suficiente.
Depois disto escolha onde quer o seu jardim e divida os dois espaços, por exemplo com ripas de madeira, sebe de arbustos ou com ervas aromáticas perenes, pois ao mesmo tempo que limitam a horta, também servem de luta biológica contra pragas e claro ainda tem o benefício de as poder utilizar na sua cozinha.
Claro que também tem de ter espaço para circular e um recanto bem lá ao fundo, para fazer a sua compostagem.
Falarei neste assunto a seguir...
https://quintaljardim.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário