Olá amigos
Com este blogue não tenho a pretensão de ensinar ninguém, apenas partilhar experiências vividas no "meu meio rural". Trocar ideias e quem sabe, tornar melhor o meu e o seu "Quintal/jardim"
Obrigada pela sua leitura...

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Compostagem biológica

Então...já pensou se vai gastar o seu tempo livre a tratar do quintal e jardim? É uma boa terapia...
Bem... hoje vou falar da compostagem.
Faça como eu. Não gosto muito de produtos químicos e por isso destinei no meu quintal um lugar para fazer composto orgânico.
Lá num cantinho que não tinha utilidade, aproveitei e construí uma divisão mais ou menos com 3 por 1,5m com tijolos que coloquei alternadamente uns em cima dos outros, soltos e deixando espaço entre eles para arejamento. Depois dividi ao meio.
Numa das divisões deve colocar tudo que seja folhagem, restos de legumes e frutas, cascas, ramos, ervas daninhas, cascas de ovos, borras de café, relva que foi cortada, flores velhas, enfim... tudo que achar que já não tem utilidade. Não convêm sobras de comida. Causa mau cheiro e atraem animais indesejáveis.
De vez em quando também deve espalhar um bocado de cal para ajudar a decompor e regar em tempo seco.
Quando uma parte estiver cheia, então começa no outro lado.
Para utilizar o composto, deve começar pelo mais antigo e do fundo.
É só deslocar alguns tijolos e retirar o mais desfeito
As hortícolas necessitam de matéria orgânica que deve ser adicionada quando se plantam e depois pelo menos uma ou duas vezes.
Quando se retiram as ervas daninhas, as mesmas devem ser aproveitadas para acrescentar no novo composto. Não deve deixar as ervas ganharem sementes.
Se tiver animais também pode acrescentar à compostagem a matéria orgânica que eles produzem.
Depois disto, se acha que não deve ir por esta opção, então recomendo comprar em sacos uma boa mistura biológica que o mercado oferece. Composto de plantação biológica que vem com fertilizantes e dão garantia de sucesso.
Está na sua mão a decisão...
https://quintaljardim.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário